sábado, 3 de novembro de 2018

Redação no Enem e os Direitos Humanos

Direitos Humanos como critério de correção na redação e da Vida.


Os Direitos Humanos são direitos de todos os seres humanos. A redundância é proposital, pois, embora pareça óbvio, alguns insistem em encaixa-los em determinado espectro político. Na verdade, eles são fruto de uma construção histórica em que foram agregadas diversas correntes políticas e filosóficas. Do liberalismo de Locke ao socialismo de Marx. E ainda estão em constante construção. Ou seja, os Direitos Humanos não tem cor, raça, gênero, credo e nem estão a serviço de alguém ou algum grupo, senão o próprio ser humano.

O Judiciário, em 2017, vetou a regra que diz que zera a prova da redação o candidato que atentar contra os Direitos Humanos, sob a justificativa de violação à liberdade de expressão. Discordo da decisão por inúmeros fatores, eles poderão ser objeto de outro texto, mas não hoje. Seguimos.

No Enem 2018 a violação aos Direitos Humanos não consta como uma razão para atribuir nota zero na redação. Entretanto, o respeito aos Direitos Humanos será uma das competências que o avaliador observará: 
“Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.” (Redação do Enem 2018 – Manual do Candidato, pág. 8)
Uma redação tem o objetivo convencer o leitor que a proposta do escritor é boa, viável e louvável. Nesse contexto, é óbvio que o escritor deve se armar com argumentos lógicos para uma intervenção realista ao problema proposto.

Então, trago-lhes uma verdade que nós, operadores do Direto, sabemos muito bem: Não existe argumento lógico que justifique qualquer violação aos Direitos Humanos. Afinal, existe algum argumento sensato para justificar o preconceito com nordestinos? Ou restringir a liberdade de exercer alguma religião? Ou de não exercer nenhuma? Difícil. Você pode tentar, mas irá falhar.

Por todo dito, se você não quer perder pontos no Enem, muitos menos na vida (em sociedade), não defenda tortura, segregação, mutilação, execução sumária, incitação à violência, discurso de ódio, ou qualquer outra manifestação que atente aos Direitos. Humanos! Ressalto novamente. 

Boa prova a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário